segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ForLex 1.5.0

ForLex é mais um live CD que vem da terra da bota. Os italianos não estão dormindo em serviço, e o ForLex é mais um exemplo disso.


Criado por Luca Guerrieri há pouco menos de um ano, o ForLex já está na sua terceira release. A base dele é o Knoppix.

Algo que vai ser um obstáculo à maioria dos usuários é que tanto o site quanto o live CD estão em italiano. O site ainda mantém algumas poucas linhas em inglês (bem pouco mesmo). O CD não tem opção de troca de teclado logo no boot.



O Desktop está bem limpo, com apenas alguns ícones essenciais. A ausência do Firefox, em favor do Iceweisel, é facilmente observada. A parte de software de office foi deixada de fora, mas o Vim está presente, para alegria dos mais antigos desse tipo de editor. Estranhamente, vários itens do menu não funcionam, sem dar nenhuma mensagem de erro, e o Autopsy/SleuthKit não estão na versão mais atual, apesar da versão 1.5.0 ter sido lançada recentemente. A novidade fica por conta do Allin1 (leia All in one), um aplicativo que roda sobre o SleuthKit e permite executar uma série de tarefas sem precisar navegar por menus, como no Autopsy. Eu disse que esse item é novidade porque ele existe no Helix, mas por algum motivo não funcionou. Para aquisição, o Guymager e o Linen estão disponíveis, fora os tradicionais em CLI.



Pontos Positivos
- A interface do All in One pode facilitar o trabalho para quem não gosta do Autopsy
- Boot bastante rápido
- Guymager e Linen, dois excelentes utilitários de aquisição
Pontos Negativos
- Pouca documentação
- Site somente em italiano
- Poucos utilitários e alguns defasados
Comentários ???
Até o próximo post !






Nenhum comentário: