quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ysts 5 - Review

Quem foi que disse que não dá para melhorar o que já está excelente ? A turma da organização do YSTS mostrou que dá.

O ano passado já tinha sido ótimo, lugar legal, palestras super interessantes, mas o trio Willian Caprino, Nelson Murilo e Luiz Eduardo conseguiu se superar. O lugar foi ainda melhor, ambiente descontraído, e as palestras estavam super interessantes. Não posso deixar de destacar também o trabalho do staff, sempre disponíveis para ajudar (valeu o help, Rodolfo!).

O dia começou com uma palestra genial sobre lockpicking. Foi a primeira vez que assisti uma palestra sobre esse tema. Já tinha visto vários vídeos sobre o assunto, mas ao vivo é mais interessante e o palestrante, Deviant Allan, mandou bem. Acredito que o tema foi muito bem recebido, já que a área que foi disponibilizada para tentar as técnicas estava sempre cheia.

Segunda palestra do evento, nosso camarada brazuca Fábio Assolini trouxe algumas histórias macabras de roubo de identidade no Brasil. Como o Anchises mesmo twittou, deu medo ...

Alex Kirk veio em seguida trazendo o assunto de uso da porta 80 em canais c&c. Eu estava me preparando para a minha palestra e confesso que aproveitei pouco essa. Vou ler melhor os slides quando forem liberados.

O cheff Tony Rodrigues apresentou em seguida o projeto MUFFIN, uma técnica para se criar toolkits de resposta a incidentes que não tenham as fraquezas ou problemas que encontramos nos toolkits disponíveis atualmente. A apresentação foi muito positiva e varias pessoas já me procuraram querendo trabalhar projeto. Excelente ! Vou dedicar um post especificamente para o projeto e seus detalhes.

Seguindo a minha apresentação, tivemos Gerry Egan mostrando como a ideia de reputação pode ser usada para complementar a proteção pelos antivírus. Almoço, sobremesa, e recomeçam as palestras.

Anderson Ramos falou do histórico do projeto hackers construindo futuros e passou a bola para FerFon falar sobre riscos e como ganhar com eles. A palestra trouxe alguns questionamentos e, como o próprio Fernando comentou comigo, atingiu o objetivo de colocar a turma para pensar em algumas questões. Muito bom.

Michael Smith falou sobre ddos e suas diversas implicações, e foi bacana assistir ao assunto porque ao meu lado estava o Nelson Brito, mestre nesse tema.

Gary Golomb trouxe uma abordagem de forense baseada em rede e falou do Netwitness, um software excelente para esse fim. É tudo e mais um pouco, pena que tem custo altíssimo (há uma versão free, com capacidade reduzida).

A palestra do nosso camarada Zucco veio em seguida, mas eu já estava de partida para o aeroporto e não consegui assisti-la, bem como perdi o hilario Anchises no Infosec Arena. Tenho que vê-las em vídeo assim que ficarem disponíveis.

Fim do resumo, resultados super-positivos e mais um mega evento para a conta desse trio que está de parabéns.

Comentários ? Dê suas impressões sobre o evento !

Até o próximo post !

Nenhum comentário: