sábado, 7 de maio de 2011

Websecforum - Review

O Web Security Fórum terminou há alguns dias e eu fiquei devendo alguns comentários aqui no blog.

O primeiro deles é sobre a organização do evento. Gustavo Lima, mistura de nerd de Infosec com Silvio Santos, mostrou que podemos ir longe se juntarmos planejamento, contatos e muita, mas muuuita persistência. O evento foi impecável em todos os sentidos, tanto para quem palestrou quanto para quem assistiu. Lugar excelente, infra adequada, preços acessíveis para estudantes, tratamento VIP para os palestrantes (ele só ficou devendo as virgens havaianas que iriam nos abanar durante todo o evento ... Nada é perfeito ...).

Brincadeiras à parte, Gustavo levou nota 10. Foi excelente. As palestras, idem. Diversas disciplinas foram tratadas, desde Segurança de Informações até Direito Digital, técnicas de pentesting, Forense, tivemos até um vidente maluco ... :O. Sem desmerecer os demais, os mineirinhos do DC LABS e o baianinho maluco que veio em seguida foram sensacionais. Milagres deu show, como sempre. Nelson trouxe uma nova versão do T50 em mais uma super palestra multimídia, Mercês vai tomar conta do projeto e foi apresentado lá. Um ponto a mais! O evento também contou com as palestras da Dra Gisele Truzzi e da Carol Bozza, que além de lindas, fizeram excelentes palestras e calaram a boca dos que contam aquela infame piadinha que Deus pergunta se quer ser bonita ou ser de TI ...

Saindo do e entrando no , fiquei me questionando sobre uma característica que notei durante o evento, tanto nas palestras quanto nos comentários e conversas sobre o assunto no hall. Sobre o projeto de lei de crimes cibernéticos, já esta claro que o assunto é polemico e está se arrastando muito além do que imaginávamos. Alguns são, inclusive, da opinião de que nada vai efetivamente sair, nem mesmo nessa década. É nesse ponto que eu pergunto: afinal, o que precisa ser feito ??? Muitas ideias e criticas foram colocadas sobre o assunto no evento. Ok, mas o que efetivamente pode ser feito para acelerar essa discussão e colocar na cadeia quem usa o mouse como arma ?

Comentários ?

Ate o próximo post !

PS: os vídeos das palestras já estão no youtube.

Nenhum comentário: