quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mais duas boas ferramentas na área

A turma decidiu mesmo inovar nesse fim de ano. Duas novas ferramentas/versões de ferramentas chegaram para ajudar.

A Paraben disponibilizou mais uma nova versão do free P2 Explorer. Com ele, é possível montar uma série de imagens forenses, incluindo formatos E01 (Encase) e SMART. O FTK Imager, comentado há alguns dias, acaba sendo mais versátil, mas é sempre bom ter opções.

Outra ferramenta excelente recém lançada é a Tableau Imager. TIM, como é chamado, também é uma ferramenta free e usa interface gráfica para coletar imagens forenses no formato dd (raw) ou no formato Expert Witness (.E01). A interface é bem semelhante ao GuyMager e, de acordo com o site da Tableau, seu código é optimizado para trabalhar com seus write blockers. Ainda assim, o utilitário funciona normalmente com ele. Está disponível em 32-bit ou 64-bit. O ponto ruim é que não faz (pelo menos eu não achei em nenhum lugar) imagem lógica (imagem forense de partição).

Um outro ponto que ocorreu nesse fim de ano e que pode não ser tão bom assim foi a retirada do suporte ao aimage. Parte da AFFLib, o aimage é o utilitário de linha de comando que executa a imagem de mídias no formato AFF. De acordo com o autor, o aimage não é mais necessário, já que tanto o Guymager quanto o FTK Imager dão suporte à captura em formato AFF, tanto para Windows quanto para Linux. O que contexto, nesse caso, é o fato de que pode ser necessário para alguém usar linha de comando, talvez em um script, e ambos citados pelo Simson são GUI. Isso pode fazer falta ...

Comentários ?

Até o próximo post !

Nenhum comentário: