sábado, 20 de novembro de 2010

OWASP AppSec Brazil 2010

A conferencia mais importante sobre Segurança de Aplicações Web chega na sua segunda edição no Brasil. Dessa vez, Campinas foi o palco para grandes feras do assunto falarem sobre vulnerabilidades, ataques, defesas e investigações no mundo de aplicações Web.

Não vou colocar detalhes de cada palestra, até porque não consegui estar presente em todas elas. Ainda assim, correndo o risco de cometer injustiças e deixar de comentar alguma, vou falar das que pude estar presente e foram bem marcantes.

Robert "RSnake" Hansen falou sobre cookies e como esses pequenos e aparentemente ingênuos arquivos podem ser usados como vetor de ataque. Chris Hofmann falou sobre browsers e o que pode ser feito (ou, de certa forma, já está sendo feito) para torná-los mais seguros. Mano Paul fechou a primeira parte da tarde com uma excelente palestra sobre o mundo virtual e o mundo animal, com várias analogias muito interessantes entre o nosso dia a dia em InfoSec e outra parte onde ele é também especializado. Não, não tem nada a ver com tecnologia, o cara saca tudo de tubarões ...
Findo o break, este quem vos "fala", Tony "LTigre" Rodrigues falou sobre Computação Forense. Sim, de acordo com o Mano Paul, palestrante de InfoSec tem que ter um nome cool como o RSnake. Ele cunhou para si o Manu Shark Paul e eu vou na onda do Tony "LTigre" Rodrigues, esperando que a Kellogs não me processe ;)
Meu ponto de vista para a palestra foi o seguinte: Temos uma compilação dos maiores riscos para a segurança de aplicações Web, que é o OWASP Top Ten. Minha proposta foi comentar sobre os dez maiores vestígios normalmente localizados e procurados em casos de Forense de Aplicações. Criei o Tony's Computer Forensics Top Ten Artifacts.

O segundo dia foi bem interessante, e gostaria de destacar a excelente e divertida palestra do Samy Kamkar. Dotado de um enorme bom humor, Samy conseguiu juntar conhecimento técnico avançado em boas e divertidas doses na sua forma de apresentar. O conteúdo todo é uma grande mostra de como e onde se consegue chegar hoje em dia, explorando o client-side, cookies e companhia.

Para quem quiser acompanhar, os slides que usei na palestra estão disponíveis no meu SlideShare.

Alguém esteve por lá e gostaria de comentar ?

Até o próximo post !

Nenhum comentário: