O evento foi bastante interessante em seu primeiro dia. Começamos bem, com um treinamento muito bom sobre riscos legais e TI, ministrado pela Dra Camilla, do escritório Ópice Blum. Além do tema ser importante para CIOs e departamentos jurídicos de empresas, muito do que se falou ali ajuda aos peritos e investigadores digitais, que em muitas vezes ficam perdidos no tecquiniquês de Sistemas Operacionais, mas não conhecem uma vírgula do lado jurídico da atividade.
Computação Forense agitou a parte da tarde na Sala 1. O Dr Antonio Rigo trouxe vários fundamentos da Forense Computacional e comentou um caso onde ferramentas de software livre foram usadas. Em seguida, meu camarada Sandro Suffert trouxe um assunto interessante, focado nos processos que a Resposta a Incidentes e a Computação Forense. Pausa na parte de Forense para uma apresentação de uma solução e chegou a hora da minha palestra sobre Live CDs e outros recursos envolvendo ferramentas não-comerciais e Computação Forense.
Amanhã tem mais CNASI.
Até o próximo post !
Blog bem humorado, na Lingua Portuguesa, destinado a assuntos de Segurança de Informações com ênfase em Resposta a Incidentes e Forense/Investigação Computacional.
Mostrando postagens com marcador CNASI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CNASI. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 23 de março de 2009
domingo, 15 de março de 2009
CNASI nos dias 23 e 24 no Rio de Janeiro
O CNASI terá sua 12a edição aqui no Rio na semana que vem. Nos dias 23 e 24 de março teremos excelentes palestras sobre Segurança de Informações, Computação Forense e Auditorias. Aproveito para lembrar que estarei palestrando no dia 23, falando sobre os mais recentes Live CDs de Computação Forense. O título da palestra, Computação Forense 0800 (ou quase !) é uma alusão a um termo carioca que designa como "0800" algo que é de graça. A parte do "quase" fica por conta do Helix, amarelão do ano, que como alguns dizem por aqui, roeu a corda, não aguentou a pressão e agora virou um software comercial. Há quem o defenda, e no fim das contas todos tem mesmo o direito de cobrar e receber pelo seu trabalho. Há também, várias discussões nas listas e foruns, e a maioria questiona o direito da turma da eFense de fazer essa virada e ficar vendendo uma enorme compilação do que é "de graça". Alegaram que eles podem sim, segundo a própria licença de software livre. Entretanto, a eFense altera o kernel do Linux em alguns pontos, e neste caso a licença os obrigaria a distribuir o fonte, e eles não estão fazendo isso.
Bem, questões de GNU a parte, o irritante é perceber que esta já era a estratégia há tempos, bem antes da versão 2008 ir para o ar. Esta versão é uma sombra do que era a anterior. Ainda neste fim de semana, eu fui compartilhar um diretório para analisar um arquivo pelo Windows e, para surpresa e espanto, o Samba não está instalado. Pois é ...
Espero encontrar com a turma de leitores do blog por lá. Estarei no evento inteiro, fique à vontade para papear comigo, até porque o cofee break é para isso mesmo.
Até o próximo post !
Bem, questões de GNU a parte, o irritante é perceber que esta já era a estratégia há tempos, bem antes da versão 2008 ir para o ar. Esta versão é uma sombra do que era a anterior. Ainda neste fim de semana, eu fui compartilhar um diretório para analisar um arquivo pelo Windows e, para surpresa e espanto, o Samba não está instalado. Pois é ...
Espero encontrar com a turma de leitores do blog por lá. Estarei no evento inteiro, fique à vontade para papear comigo, até porque o cofee break é para isso mesmo.
Até o próximo post !
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Computação Forense 0800 (ou quase !) - CNASI RJ
Estarei palestrando no XII CNASI RJ no dia 23 de março. A palestra - Computação Forense 0800 (ou quase !) - trata de ferramentas open source para Forense Computacional, explorando suas potencialidades no dia a dia de um perito. A princípio, a programação da palestra é para dia 23 de março às 16h45. Se houver mudanças, eu aviso por aqui.
Para quem ainda não viu, a grade do CNASI RJ está bastante interessante. Vale a pena dar uma olhada.
Até o próximo post !
Para quem ainda não viu, a grade do CNASI RJ está bastante interessante. Vale a pena dar uma olhada.
Até o próximo post !
domingo, 30 de março de 2008
Forense no CNASI
Há poucos dias tivemos o XI CNASI, edição Rio de Janeiro. Estive por lá e percebi, bastante satisfeito, que Forense Computacional foi um dos assuntos-chave. Além da presença da Techbiz, representante da Guidance (EnCase) no Brasil, as palestras da Dra Patrícia Peck, do Dr Antonio Correa e do Engenheiro Marcelo Sampaio abordaram o tema com muita propriedade.
Precisamos de mais eventos que abordem e divulguem a Forense Computacional. Tive o cuidado de perceber que, nas três palestras que abordaram o assunto, a sala estava completamente lotada, prova de que o assunto tem bastante interessados.
Alguém mais esteve por lá e gostaria de comentar ?
Até o próximo post !
Precisamos de mais eventos que abordem e divulguem a Forense Computacional. Tive o cuidado de perceber que, nas três palestras que abordaram o assunto, a sala estava completamente lotada, prova de que o assunto tem bastante interessados.
Alguém mais esteve por lá e gostaria de comentar ?
Até o próximo post !
Assinar:
Postagens (Atom)