segunda-feira, 27 de julho de 2009

US Cyber Challenge

O governo americano lançou um programa estratégico bastante interessante, destinado a formar experts nas áreas que lutam contra o cyber crime. De acordo com o site da SANS, o programa vai dar a esses jovens americanos educação avançada e exercícios, além de reconhecimento apropriado. O programa chama-se US Cyber Challenge e já inclui três das mais famosas challenges americanas: CyberPatriot Defense Competition, DC3 Digital Forensics Challenge e a Netwars Capture-The-Flag Competition. Dez mil jovens serão então selecionados por essas challenges para participar de treinamentos específicos no próximo ano.
Além de uma excelente iniciativa, individualmente há prêmios para os ganhadores das challenges. Três outros pontos são o "icing on the cake" da novidade: Não há custos, é online (apenas o cyberpatriot tem a etapa final local, em Orlando) e podem ser disputadas por não-americanos.
Essa é uma boa oportunidade para que nossos Peritos e Investigadores Digitais pratiquem em um dos desafios de Computação Forense mais bem elaborados do mundo, o DC3 Digital Forensics Challenge.
A inscrição é rápida e logo em seguida você vai ganhar acesso aos arquivos, que devem ser baixados e usados nas diversas challenges. Cada uma delas é dividida em níveis: Novatos, Experientes, Especialistas e Gênios. O site do DC3 está bem documentado e indica como as respostas devem ser submetidas.

Há um outro ponto muito importante nisso tudo, fora a boa oportunidade de prática: Veja como a maturidade americana funciona bem nesse assunto. Crimes "virtuais" infelizmente chegaram para ficar. Pense apenas por um segundo, o que te parece mais fácil ? Roubar uma conta bancária, enganando idosos e distraídos, usando seu computador no conforto do quarto, ou trocar tiros com seguranças em bancos ? Se a resposta veio rápido para você, imagine que também vem para os que estão cansados de roubar bancos. O próximo ponto, depois de percebermos que daqui a alguns anos o crime virtual vai ser mais praticado do que o crime comum, é a pergunta que faz muitos silenciarem: O que estamos fazendo para trabalhar essa situação ?
Um especialista não é criado de um dia para noite. Não se estalam os dedos e se acha um Perito. Já escrevi sobre esse ponto antes, a nossa carreira leva tempo para ser estabelecida. É nisso que essa iniciativa americana é brilhante: Ela detecta, incentiva e prepara os jovens para que, quando a questão cybernética realmente ficar "pegando fogo", eles já possuam pessoas preparadas para atuar.

O que nós, brasileiros, podemos fazer a respeito ? O que nós estamos fazendo a respeito ? Você gostaria de compartilhar alguma experiência ? Comente !

Até o próximo post !

Um comentário:

Smith disse...

Hey Thanks for sharing such a nice information,it includes valuable information.
SECURITY IS a major concern these days, not only in physical space but also in the cyber space.
for more information on Security check this link http://www.eccouncil.org/certification/ec-council_certified_security_specialist.aspx