domingo, 30 de dezembro de 2007

Sem fio ...

Desde que conseguiram descobrir formas de burlar a lei e cometer crimes usando o computador, cada vez fica mais comum a situação onde investigadores e policiais são envolvidos em operações com mandados de busca e apreensão. Um dos objetivos é apreender os equipamentos que podem estar sendo usados nas atividades ilegais, e dessa forma obter mais informações e evidências para o processo.

Para fechar o ano contribuindo com os amigos invetigadores das forças policiais, vou tratar nesse post de alguns detalhes a observar quando da realização da busca. Parte desse artigo é baseado no artigo Examining Wireless Access Points and Associated Devices, do Sgt Christopher Then.

O objetivo da busca é apreender o máximo, senão todos os equipamentos que podem conter informações sobre o que está sendo investigado. Em épocas de computação móvel barata e redes sem fio, podemos alguns problemas nessa operação:

1) Será que estamos realmente apreendendo todos os equipamentos usados ?

2) E se for um carona ?

3) E se o suspeito estiver pegando carona ?


Vamos tratar de cada um deles separadamente.


Varredura nos equipamentos - Será que estamos realmente apreendendo todos os equipamentos usados ?

Nosso problema é garantir que estamos apreendendo todos os equipamentos. No caso de uma rede local, os pontos de rede e algumas configurações do servidor já darão mostra de quais equipamentos estão sendo usados. Porém, o perfil mais encontrado nesta situação ainda é o de um ambiente pequeno, e normalmente fazendo uso de um roteador com wireless e algumas portas para LAN. Abaixo, enumero alguns pontos importantes para considerar. Monte um check-list com as tarefas, para facilitar no momento da operação:

a) Localize e fotografe o que seria a topologia dos equipamentos.

Em geral, nesses casos temos um modem (cable modem ou ADSL), conectado ao roteador com interfaces para wireless e algumas portas LAN.

b) Determine a quantidade dos equipamentos.

Verifique se o modem é o único existente, se o roteador WiFi é o único existente, se todos os cabos ligados nele levam às estações.

c) De posse de uma estação forense com interface wireless (ou um notebook de investigação), faça uma verificação do roteador WiFi.

Essa etapa pode ser feita de algumas formas, e seria interessante que fosse feita de mais de uma forma, para termos resultados que se confirmam. Outro ponto importantíssimo: Todas as operações devem fazer parte de um procedimento, que deve ser seguido a risca. Os resultados obtidos precisam necessariamente poder ser reproduzidos por terceiros, seguindo os procedimentos, caso contrário o resultado poderá ser contestado quanto a sua integridade, já que não é reprodutível.

Forma i - Através da interface de rede

a) Reinicialize o notebook forense com o BackTrack. Esse é o melhor Live CD para testes de invasão existente, e um acessório fundamental para o Investigador Digital.

b) Conecte o cabo de rede no notebook e no roteador.

c) Verifique se o mesmo irá receber um IP, via DHCP. Se não receber, consiga as configurações de IP em uma máquina já conectada.

d) O IP do roteador WiFi deverá ser o indicado para default gateway da rede. Outra possibilidade é usar a suposição de que o IP do roteador está na mesma sub-rede que o IP recebido, mas com o último octeto igual a 1. Por exemplo, se o seu notebook forense recebeu o IP 192.168.1.103, então provavelmente o IP do roteador será 192.168.1.1

e) Abra um browser e informe o IP do roteador. Vamos acessar a console de gerenciamento dele. Esse acesso será bastante valioso, já que no roteador poderemos verificar diretamente várias informações importantes, como o seu MAC address, o MAC address de todas as máquinas conectadas a ele, seja atualmente, seja no passado, consultando os seus logs.

f) Ao ser acessado, precisaremos informar ao roteador o usuário e a senha. A melhor opção aqui é tentar usar a identificação padrão. Não é incomum que os usuários mantenham a autenticação com os valores de fábrica. Verifique no corpo do próprio roteador sua marca e modelo, e acesse http://www.governmentsecurity.org/articles/DefaultsLoginsandPasswordsforNetworkedDevices.php
g) Tendo sucesso na autenticação, prepare-se para armazenar o máximo de informações disponíveis. O principal aqui é determinar quantos equipamentos estão ou já estiveram conectados, para que sejam averiguados.

h) Na impossibilidade de autenticar-se no roteador, podemos realizar uma varredura na rede para tentar detectar os equipamentos conectados usando o nmap, disponível no BackTrack:

nmap -sP -v

Ex: nmap -sP -v 192.168.1.0/24 para verificar a subrede de 192.168.1.1 a 192.168.1.254

Esse método tem um problema: firewalls podem bloquear a resposta do nmap ...

Forma ii - Através da interface Wireless

a) Reinicialize o notebook forense com o BackTrack.

b) Confira se o sinal de WiFi está ligado.

c) Vamos observar o tráfego entre todas as máquinas associadas ao roteador-Access Point (AP). Para isso, usaremos o pacote AirCrack-ng, que está no BackTrack.

d) Execute o programa airmon-ng. Ele vai informar qual o nome da interface WiFi do seu notebook.

e) Execute o programa airodump-ng, passando o nome da interface obtido no passo anterior. Ex: airodump eth0

Dessa forma, o programa estará verificando todas as comunicações que estão ao alcance do seu notebook forense.

f) Veja a tela do airodump abaixo:





BSSID - é o MAC Address do roteador-AP. Você poderá pegar mais de um sinal disponível na área.
ESSID - é o SSID da conexão wireless. Dependendo da forma de criptografia utilizada (campo ENC), essa informação pode não estar acessível. O roteador também pode estar configurado para omitir o SSID no broadcast.
STATION - É o MAC Address de cada estação wireless conectada/associada ao roteador-AP indicado na coluna BSSID. No exemplo da figura, há apenas um AP identificado e apenas uma máquina conectada ao mesmo. Em geral, a lista acima fica bem maior.


Na busca, todas as STATIONs identificadas precisarão estar apreendidas.


E se for um carona ?

Uma das possibilidades que devemos levar em conta em algumas situações é a de que o maior suspeito não é realmente quem está cometendo o delito. Se, no endereço do suspeito, for encontrado um roteador WiFi aberto, é bem possível que essa informação mude completamente os rumos da situação. Para evitar expor a investigação, recomendo uma pré-operação em sigilo, usando o airodump nas redondezas para captar o sinal WiFi e determinar se ele é aberto (sem criptografia) ou não.

É possível, inclusive, ter a localização do roteador-AP através de uma placa de GPS adaptada ao notebook. Ele registra as coordenadas do AP com a possibilidade de repassá-las a programas que indicam em mapas a sua localização exata.

E se o suspeito estiver pegando carona ?

Em tempos onde muitos usam roteadores WiFi simplesmente tirando-o da caixa e usando-o com todas as configurações padrão, algo que devemos nos preocupar é que o verdadeiro autor do delito tenha condições de esconder as evidências do que está fazendo. Uma possibilidade é que o mesmo se associe a redes WiFi abertas na redondeza, e use as máquinas desprotegidas como passagem para disfarçar sua identidade ou até mesmo guardar informações comprometedoras lá. Um exemplo seria alguém que pratica a pedofilia associar-se a uma rede que está aberta na vizinhança, e sem conhecimento do dono, armazenar fotos ou figuras comprometedoras na máquina da pessoa. Existem diversas técnicas de obfuscação que podem ser usadas e com isso o material dificilmente seria notado.

Por conta disso, redes abertas com sinal acessível no ponto onde a busca está sendo realizada devem também ser averiguadas, para eliminar a possibilidade descrita acima.

Outros pontos importantes:

- Muitos equipamentos hoje podem disparar ataques e outras formas de fraude, e alguns deles possuem interface wireless. Por conta disso, não esqueça de verificar os PDAs (Palm, iPaq, SmartPhones, etc).

- Redes protegidas por criptografia com esquemas WEP ou WPA podem ter a sua chave quebrada, e a associação efetivada. Programas como o Airodump/Airocrack oferecem essas funcionalidades.

Alguém gostaria de compartilhar alguma história envolvendo buscas em rede sem fio ?

Até o próximo post !

Nenhum comentário: