segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Não agradou ...

Uma iniciativa bastante interessante causou alguma polêmica no meio da Forense Computacional americana.
Lançado a poucos meses, a National Repository for Digital Forensic Intelligence (NRDFI, para os amantes de acrônimos) é um site que oferece uma plataforma para compartilhamento de conhecimento sobre Forense Computacional.
O site começou com mais de 1000 artigos, dicas e trabalhos sobre o assunto. Até aqui é tudo boa notícia, certo ?
A parte ruim começa com a questão de acesso. O site é restrito aos LE americanos - agentes da lei. Na prática, uma grande maioria de experts vai ficar de fora, e isso acabou levando o projeto a receber uma enxurrada de críticas. A grande ironia, inclusive, é que os autores da maioria dos textos disponíveis lá não vai poder acessá-los ... Alguns também alegaram que o projeto não é nada além do que a ForensicWiki é. No fim das contas, parecem estar certos. Talvez a diferença principal seja que a NRDFI tenha gente paga para adicionar os artigos o tempo todo, enquanto que a ForensicWiki ganha artigos de forma voluntária.

De qualquer forma, achei o projeto interessante. Não conheço nenhum tipo de iniciativa como essa aqui pelas nossas bandas. Alguém conhece alguma ? Talvez isso seja mais um tópico a discutir nas nossas listas por aí ...

Comentários ?

Até o próximo post !

Um comentário:

Unknown disse...

é um assunto polêmico! as vezes eu acho que tem certas coisas que alguns conhecimentos relacionados a cybercrimes deveriam ser um pouco restrito... isso tudo para não cair em "mãos erradas"... outra coisas é a questão de compartilhamento do conhecimento que é muito importante.. tiro pelo linux e seus varios foruns espalhados na internet!E sem eles EU nao teria aprendido diversas coisas sobre o SO em si.

é meio complicado isso... =/