quarta-feira, 16 de junho de 2010

LiveView ganha irmão mais novo ...

... e talvez tão útil quanto.

Eu já comentei aqui no blog sobre um utilitário que é capaz de criar, a partir de uma imagem raw (dd), um disco virtual para ser usado em qualquer máquina VMware. Na verdade, o LiveView cria toda a configuração de uma nova máquina que possa ser inicializada a partir da imagem. Além disso, essa máquina já vem criada com algumas facilidades voltadas para Forense Computacional. Por exemplo, a rede da máquina virtual fica desabilitada, de forma a impedir eventual propagação de malware. Além disso, ela já sobe com o snapshot ligado. Com isso, todas as modificações que podem acontecer serão descartadas e a imagem estará intacta ao final.

Até então, o LiveView era o único que oferecia funcionalidades com esse objetivo. Até então.

Um anuncio recentemente postado por Tasos Laskos avisa que há um novo software para esse mesmo fim (na verdade, semelhante). O raw2vmdk é um programa java que consegue converter um arquivo em formato raw para o formato vmdk, que é o disco virtual da VMWare. A bem da verdade, ele não converte de raw para vmdk, mas cria uma estrutura que permite o uso do arquivo .dd em uma vmware como um disco virtual que é baseado nela. Repare que o raw2vmdk não cria uma VM, nem suas estruturas. Apenas o disco virtual é criado. No entanto, o LiveView tem algumas exigências que o raw2vmdk não tem:

- O LiveView requer que o VMWare Server 1.x ou o VMWorkstation 5.xx estejam instalados; O raw2vmdk não depende deles;
- O LiveView não suporta VMWare 2.x; O raw2vmdk não tem problemas quanto a isso;
- O LiveView monta a máquina inteira, mas essa máquina virtual só roda no VMWare; O raw2vmdk cria o disco virtual apenas, mas que pode ser usado tanto em VMWare quanto em Virtual Box;

É possível partir do disco virtual criado pelo raw2vmdk e chegar no que seria o resultado final do LiveView. Entre outras coisas, será necessário verificar uma configuração de máquina virtual que consiga ser usada sem causar conflito no momento do boot. O snapshot precisa ser configurado na máquina virtual antes de ela ser usada pela primeira vez. Além disso, a interface de rede precisa ser desabilitada. Vai dar um pouco mais de trabalho do que os simples cliques do LiveView, mas pelo menos já se torna possível usar a estratégia com o Virtual Box.

Eu ainda não testei o produto, portanto ainda não consegui detectar se ele também faz a criação da tabela de partições, caso o arquivo .dd seja uma imagem lógica. O LiveView tem essa preocupação. Alguém já testou e viu se ele faz isso ? Comentem.

Até o próximo post !

Nenhum comentário: