sábado, 6 de março de 2010

Web Page Saver

Quantas vezes, durante um processo investigativo, não precisamos obter uma "foto" de um grupo de sites, exatamente como eles estão naquele momento ? É muito comum.

A tarefa pode ser executada de maneira até muito simples. Basta digitar o endereço no seu browser, esperar para carregar a página, usar um capturador de tela ou mesmo o famigerado Print Screen, colar em algum software que manipule imagens e, finalmente, salvar no local escolhido e no formato escolhido. Nada mal, se não fossem os excessos de cliques e a espera por cada operação. Quando isso deve ser feito em conjunto com várias URLs, pode ser bem desagradável.

Para contornar isso, a JAD Software, mesma criadora do IEF, apresentou recentemente o WPS. O Web Page Server aceita uma lista de URLs digitada manualmente ou carregada a partir de um .txt, e executa todos os passos necessários para carregar cada página e registrar um snapshot dela. O arquivo originário pode ser gravado em local e formato escolhidos previamente.

A idéia pode parecer simples, mas vai poupar um trabalhão na hora da necessidade. Pena que o software, assim como a maioria na JAD, não é free ou open source. Ainda assim, faço questão de registrá-lo aqui porque os valores cobrados são bem acessíveis e convidativos. Em geral, são utilitários bem simples e muito eficientes.

Alguém já usa esse software ou conhece outro utilitário da JAD e gostaria de comentar ?

Até o próximo post !



2 comentários:

Wagner Elias disse...

Tony,

alguma diferença entre o esta ferramenta e o free SiteShoter (http://www.nirsoft.net/utils/web_site_screenshot.html) ?

Eu uso ele e me atende perfeitamente neste quesito.

Bom, tem um "problema" para mim, quando eu quero fazer um screenshot de uma página com XSS ele não "pega" o alert do js.

Abs.

Tony Rodrigues disse...

Wagner, meu camarada !

Eu acredito que ambos façam a mesma coisa, e como vc notou bem, o SiteShooter é free.

Esse comportamento que vc procura vai ser meio complicado em programas que fazem esses screenshots, já que a tela do alerta é uma nova janela. Vais ter que apelar para o bom e velho PrintScreen, nesse caso ... hehehe

Abração,