sexta-feira, 14 de agosto de 2009

BackTrack 4

Hoje é, segundo um email postado na lista PericiaForense, o pré-lançamento da versão 4 do BackTrack, uma distro voltada para Pen Test e que também possui alguma coisa para Forense Computacional. Segue o email enviado:

BackTrack é atualmente a melhor distribuição de Linux com foco em testes de penetração em sistemas (Pentesting). Sem nenhuma instalação (LiveCD), a plataforma de análise é iniciada directamente do CD-ROM ou Pen Drive sendo completamente acessível em minutos. BackTrack é uma distribuição Linux live que também pode ser instalada se preferir.

Back Track é uma junção de duas antigas distribuições relacionadas com segurança, Whax e Auditor Security Collection, reunindo mais de 300 ferramentas para análise e testes de vulnerabilidades Esta nova edição BackTrack 4, segundo o site oficial já alcançou mais de 100.000 downloads.

Segundo o anúncio, o BackTrack 4 traz grandes avanços conceituais e tem algumas novas e excelentes características. A mais importante destas mudanças é a expansão do Pentesting LiveCD para uma plena “Distribuição”.

Agora, baseado em Debian (núcleo e pacotes) e utilizando os repositórios de softwares do Ubuntu, BackTrack 4 pode ser adaptado em caso de atualização. Quando sincronizado com os repositórios oficiais do BackTrack, o sistema irá receber regularmente actualizações de segurança e novas ferramentas.

Algumas das novas características incluem:

- - Kernel 2.6.29.4 com melhor suporte de hardware.
- - Suporte nativo para cartões Pico E12 e E16 está agora totalmente funcional, fazendo do BackTrack a primeira distro Pentesting em utilizar plenamente os recursos destas minúsculas máquinas.
- - Suporte para Boot PXE.
- - SAINT EXPLOIT – gentilmente fornecido pela corporação SAINT com um número limitado de IPs livre.
- - Maltego 2.0.2
- - Os últimos patches mac80211 wireless injection pacthes foram aplicados, juntamente com vários patches personalizados para o rtl8187 injection. O suporte à wireless injection nunca foi tão amplo e funcional.
- - Unicornscan – Totalmente funcional com suporte ao postgress logging e web front end.
- - Suporte RFID
- - Suporte Pyrit CUDA
- - Novas ferramentas e atualizações

A lista de software contido nesta distribuição, tem aplicações com tudo de bom e do melhor, Wireless, Passwords, Spoofing, Tunneling, Enumeration, Bruteforce, Sniffers, VOIP, Bluetooth, Fuzzers, Forensics, Cisco, Debuggers, Database, RFID, Penetration, GPU e outras mais de 300
ferramentas.

Alguém já usou a ferramenta e gostaria de comentar ?

Até o próximo post !

2 comentários:

Jader Lima disse...

Eu uso essa distro diariamente, uma mão na roda para pentest(wired,wireless), analise de malware e forense. Estou sempre fazendo labs com ela, e agora com o core ubuntu(debian), facilita demais a customização e atualizãção da mesma.Vale a pena conferir e um analise mais profunda da mesma, valendo um post especial .

Unknown disse...

Algumas coisas que eu notei foi que tiraram o suporte de SSH do hydra e também, quando usamos a opção de bruteforce em formulários web, obtemos uma série de erros de biblioteca.

O Maltego é uma briga para fazer funcionar.

O que eu achei interessante foi eles disponibilizarem o backtrack4 em vmware. Isso porque já tive problemas por falta de espaço ao realizar wep crack, por exemplo, quando temos que salvar muitos pacotes para podermos descobrir a chave, e via livecd não dava certo, em alguns casos, por falta de espaço.