sexta-feira, 3 de abril de 2009

Emails Corporativos

É muito comum em um trabalho da nossa área toparmos com servidores de email corporativos. Entre os casos mais comuns estão aqueles onde um ex-funcionário processa outro por brincadeiras de mau gosto, que podem ser enquadradas como difamação (às vezes, dependendo do tom da suposta "brincadeira", até em racismo). Uma das provas mais usadas nestes casos é o email enviado, que na maioria das vezes, partiu do servidor da própria empresa.

Embora o assunto seja ligeiramente diferente deste, há um bom artigo que aborda emails corporativos no site do Jones Dykstra (Escritório formado por Keith Jones e Brian Dykstra, dois monstros da Computer Forensics). Desse escritório saiu nada mais nada menos que o grupo de ferramentas pasco, galetta e rifiuti, além do menos conhecido eindeutig.

O artigo referido faz um apanhado dos servidores de email mais comumente encontrados nos ambientes corporativos, e trata de algumas estratégias mais voltadas para eDiscovery, que é uma etapa do processo americano que envolve captação de provas eletrônicas. Apesar desse detalhe, o texto é muito bom e explica vários detalhes a respeito dessas ferramentas.

O artigo vale os minutos gastos para lê-lo.

Ao final, fiquei com uma dúvida e não consegui satisfazê-la, e vou dividi-la aqui com os leitores.

Há uma série de ferramentas open source, ou free, que fazem a conversão dos arquivos PST ou DBX, do Outlook e Outlook Express, respectivamente. Esse tipo de conversão é bastante útil para acessarmos alguns detalhes de um email específico. Entretanto, nâo encontrei nenhuma ferramenta nestes mesmos moldes para converter bases Notes (.NSF) para qualquer outro formato. Sei que há vários conversores comerciais, e há também conectores para que o Exchange acesse um NSF, mas o que seria interessante é termos uma ferramenta que pegue um .NSF como entrada e gere na saída as mensagens e anexos que estão lá dentro.

Alguém conhece uma ferramenta free que faça isso ? Compartilhe conosco !

Até o próximo post !

2 comentários:

Myke disse...

Tony, que tipo de conversão você necessita? uma forma (ruim, mas que funciona) é importar pelo outlook para um pst e depois converter usando a ferramenta que você usaria p/ o outlook.

Tony Rodrigues disse...

Myke,

Se fizer o que o readpst faz, de criar diretórios e colocar as mensagens como arquivos texto, já está muito bom.
Estive lendo e vi que mesmo no livro do Keith Jones, um dos autores do artigo, eles afirmam não conhecer nada que pegue uma base notes e a transforme, sendo código livre.
Um bom começo para isso seria localizarmos a estrutura da base notes. Vc conhece algum artigo ? Podemos montar um projeto e liberar esse utilitário no SourceForge, por exemplo.
Quanto a opção de importar pelo Outlook, eu acho que o Outlook não importa o NSF do Notes, infelizmente ...