segunda-feira, 23 de março de 2009

XII CNASI Rio - Primeiro Dia

O evento foi bastante interessante em seu primeiro dia. Começamos bem, com um treinamento muito bom sobre riscos legais e TI, ministrado pela Dra Camilla, do escritório Ópice Blum. Além do tema ser importante para CIOs e departamentos jurídicos de empresas, muito do que se falou ali ajuda aos peritos e investigadores digitais, que em muitas vezes ficam perdidos no tecquiniquês de Sistemas Operacionais, mas não conhecem uma vírgula do lado jurídico da atividade.

Computação Forense agitou a parte da tarde na Sala 1. O Dr Antonio Rigo trouxe vários fundamentos da Forense Computacional e comentou um caso onde ferramentas de software livre foram usadas. Em seguida, meu camarada Sandro Suffert trouxe um assunto interessante, focado nos processos que a Resposta a Incidentes e a Computação Forense. Pausa na parte de Forense para uma apresentação de uma solução e chegou a hora da minha palestra sobre Live CDs e outros recursos envolvendo ferramentas não-comerciais e Computação Forense.

Amanhã tem mais CNASI.

Até o próximo post !

6 comentários:

Jader Lima disse...

Ae Tony, nos está deixando de "água na boca":-), será se o evento vai disponibilizar os slides da palestra.

Abs e bom evento.

Tony Rodrigues disse...

A idéia é essa hehehe
Eles disponibilizam apenas para quem foi ao evento. Vou colocar o conteúdo da minha palestra no site da TISafe, ok ?

Jader Lima disse...

Positivo Tony, no aguardo!!1

Antonio Rigo disse...

Parabéns pela palestra! Foi muito bom o comparativo das ferramentas e bem fundamentado seu recado de reorganizar os orfãos do Helix em torno de um novo projeto ou de um projeto existente. Ficarei ligado aos desdobramentos dessa iniciativa. Abs.

Tony Rodrigues disse...

Obrigado, Dr Antonio.

A idéia é essa mesmo, vamos tornar a comunidade brasileira de peritos em computação forense mais ativa e conhecida mundialmente. É até uma questão de lógica da nossa parte; afinal, se o Brasil já é reconhecido como tendo os melhores hackers do mundo, só mesmo sendo os melhores peritos do mundo para detê-los ... ;)

Tony Rodrigues disse...

Turma, a palestra está no meu perfil LinkedIn: http://www.linkedin.com/pub/0/235/a0

Abração,

Tony