terça-feira, 24 de março de 2009

Treinamento em Forense Computacional - CFPF

Demorou, mas finalmente ficou pronto. O treinamento que preparamos já tem data para acontecer. Verifique os detalhes no site da TISafe, no item CFPF - Curso de Formação de Peritos Forenses Computacionais.

A primeira turma será em maio. O curso tem duração de 40h com teoria e muita, muita prática.

O conteúdo abrange Resposta a Incidentes na parte de captura e análise, e obviamente, Computação Forense em seus diversos aspectos. Neste ponto, o foco será na aquisição e na análise forense, com muitos exercícios práticos e estudos de caso. As práticas serão baseadas em software livre, principalmente em live CDs. Para montar a ementa e o material, procurei aliar minha experiência como perito/investigador com minha experiência com ensino (já fui instrutor de cursos MOC, os cursos oficiais da Microsoft, já dei aula de banco de dados e, num passado distante, já montei um treinamento completo de Visual Basic, que na época ainda não era muito conhecido), e o resultado foi um material que está focado nas principais teorias e técnicas, tratando os assuntos com a profundidade na medida mais adequada à didática, e está recheado de exemplos e aplicações. A TISafe, tradicional consultoria de Segurança de Informações do Rio de Janeiro com expertise diferenciado em criptografia e PKI, é minha parceira nesse treinamento. Ela também já oferece um treinamento de sucesso na área de formação de analistas de Segurança de Informações, o CFAS, de forma que essa experiência será benéfica para o CFPF.

Inicialmente, o curso será oferecido no Rio de Janeiro, mas estamos verificando a possibilidade de termos o treinamento em outros estados também.

Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato por email ou mesmo deixe um comentário aqui no blog.

Até o próximo post !

5 comentários:

danpos disse...

Olá Tony! Parabéns pelo término da montagem do curso. Te desejo um grande sucesso na empreitada. Um abraço, Danilo Marques.

Jader Lima disse...

O material do curso deve está muito bom, espero que que faça a extensão para o ambiente EAD muito em breve, pois é uma nova metodologia de ensino que chegou pra ficar.E assim pode agradar a gregos e troianos.:-)Abs

Anônimo disse...

Muito Boa notícia! Espero que entre para EAD ou que venham para fortaleza o mais breve possível =) , Ia ocorrer um curso aqui no inicio do ano na Unifor porem o mesmo praticamente não teve publicidade e não aconteceu, oficialmente por problemas pessoais do professor e aparentemente por falta de aluno.

Aguardo notícias!

EVS Paulicéia disse...

boa tarde,

Ficarei no aguardo ancioso pela vinda deste treinamento para SP.
Estou concluido minha Pós em Segurança da Informação e gostaria de me aperfeiçoar nesta parte Forense.

Parabéns pelo trabalho!

Tony Rodrigues disse...

Pessoal,

agradeço as palavras. Estamos estudando a viabilidade de colocar cursos presenciais nas grandes capitais e também cursos EAD.

Caso queiram contribuir com sugestões ou mesmo dúvidas, eu agradeço antecipadamente.

Abraço !

Tony