domingo, 15 de março de 2009

CNASI nos dias 23 e 24 no Rio de Janeiro

O CNASI terá sua 12a edição aqui no Rio na semana que vem. Nos dias 23 e 24 de março teremos excelentes palestras sobre Segurança de Informações, Computação Forense e Auditorias. Aproveito para lembrar que estarei palestrando no dia 23, falando sobre os mais recentes Live CDs de Computação Forense. O título da palestra, Computação Forense 0800 (ou quase !) é uma alusão a um termo carioca que designa como "0800" algo que é de graça. A parte do "quase" fica por conta do Helix, amarelão do ano, que como alguns dizem por aqui, roeu a corda, não aguentou a pressão e agora virou um software comercial. Há quem o defenda, e no fim das contas todos tem mesmo o direito de cobrar e receber pelo seu trabalho. Há também, várias discussões nas listas e foruns, e a maioria questiona o direito da turma da eFense de fazer essa virada e ficar vendendo uma enorme compilação do que é "de graça". Alegaram que eles podem sim, segundo a própria licença de software livre. Entretanto, a eFense altera o kernel do Linux em alguns pontos, e neste caso a licença os obrigaria a distribuir o fonte, e eles não estão fazendo isso.

Bem, questões de GNU a parte, o irritante é perceber que esta já era a estratégia há tempos, bem antes da versão 2008 ir para o ar. Esta versão é uma sombra do que era a anterior. Ainda neste fim de semana, eu fui compartilhar um diretório para analisar um arquivo pelo Windows e, para surpresa e espanto, o Samba não está instalado. Pois é ...

Espero encontrar com a turma de leitores do blog por lá. Estarei no evento inteiro, fique à vontade para papear comigo, até porque o cofee break é para isso mesmo.

Até o próximo post !

3 comentários:

Jader Lima disse...

Seria interessante postar o slide da palestra, para que nós de outros estados, tenha acesso ao conteúdo do material.

Matheus Gomes disse...

Eu ficaria muito grato também se tive-se como fornecer o material usado em sua palestra, pois gostaria de ir, mais como estou em SP seria meio difícil. Parabéns pelo blog.

Tony Rodrigues disse...

Postei a apresentação no meu perfil do LinkedIn: http://www.linkedin.com/pub/0/235/a0

Abraço,

Tony