quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Helix está roendo a corda

Demorou, mas o que eu temia acabou acontecendo.

Recebi um email ontem com a notícia de que o Helix não tem como ser bancado pela e-fense, e os donativos foram abaixo do esperado, o que os forçou à algumas mudanças ...

Foi criado o Helix3 Membership. Se você resolver por contratar esse novo modelo antes de Abril, vai pagar 179 doletas por ano. Se demorar e contratar depois disso, vai ter de desembolsar 239 doletas. O que ganha quem paga isso ?
* Suporte pelo site
* Manual
* Créditos para futuras compras
* Acesso a artigos
* Acesso a webinars
* Serão os primeiros a ter acesso ao Helix3 Pro, que sairá em Abril.

Não ficou muito claro se o live CD vai continuar por muito tempo sendo free. O fato é que o suporte, a partir de agora, só pela Helix3 Membership.

Isso está me parecendo mais um passo na direção de tornar o Helix uma ferramenta paga. O que você acha ? Quais seriam os impactos disso na comunidade de Forense Computacional ?

Comente !!!

Até o próximo post !

2 comentários:

danpos disse...

Olá Tony! Em primeiro lugar, não vejo problema algum em pagar por software desde que o custo x benefício seja interessante. No meu caso eu instalei o Helix2008 em uma estação de trabalho (e para tanto tive que fazer alguns 'hacks' tanto na instalação do sistema - Ubuntu 8.04 - quanto na configuração de alguns programas - exemplo adepto - e instalação de versões mais novas das ferramentas de trabalho (TSK 3.0 compilado a partir do tarball, libewf e tools compilados a partir do tarball,Autopsy 2.20, instalei também o guymager - achei melhor que o adepto, usa qt ao invés do tcl/tk do adepto,etc). Como já te falei o meu foco é na parte de auditoria em computadores (perícia em HD e/ou outras mídias de armazenamento de dados), então em princípio qualquer instalação *nix me serve para fazer o que preciso, desde que eu tome os devidos cuidados com automontagem de volumes, etc e tal. Agora o pessoal que trabalha realmente com resposta a incidente, poderia ser algum problema, mas francamente, nada impede que alguém com o mínimo conhecimento não possa preparar um liveCD com as ferramentas e, mais importante, com os scripts necessários para a parte de IR tanto no *nix quanto no Windows; novamente, para quem precisa e não sabe ou não quer se importar com isso, pode-se pagar pelo produto. My 0,02 ... Cordialmente, Danilo (aka 'danpos')

Tony Rodrigues disse...

Eu vejo exatamente como o que vc colocou: Custo x benefício. O que aconteceu foi que aumentou-se o custo (era zero, no fim das contas) e caiu o benefício (O Helix3, na prática, sofreu foi um downgrade ...).

Eu não tenho nada contra cobrarem pelo trabalho que fazem. Se o valor não for justo, a própria concorrência engole o grupo de usuários que não estiver a fim de pagar. A questão é que a transição de um para outro é complicada e vai implicar nova adaptação à ferramenta. Essa é a bronca ... Tudo bem que esse inconveniente já aconteceu mesmo com quem veio das versões mais antigas do Helix, mas é sempre complicado ter de mudar a forma de trabalhar.
Só devemos ter cuidado com alguns detalhes de uma ferramenta Live CD como o Helix, preparada para Forense. Não se trata apenas de alguns utilitários instalados e a questão do automount. O Helix, por exemplo, tem modificações em código para alterar o comportamento padrão de alguns comandos/utilitários. Por exemplo, foi assim que ele tratou questões de montagem de sistema de arquivos com Journaling. Eu acompanhei a discussão, na época, com o próprio Drew Farrel, e postei aqui no blog a confusão que estava rolando.
Normal, no fim das contas ...
A questão de IR pode ser resolvida copiando os utilitários para um pendrive ou mesmo montando um CD, sem ser bootável. Eu faço assim para não depender apenas das ferramentas dele.
No mais, que fique registrado meu xororô de consumidor que tem escorpião dentro do bolso hehehe
Abraço,
Tony