quinta-feira, 23 de agosto de 2007

E o Live Accquisition leva um TKO ...

Se estivéssemos em uma luta de boxe das boas entre a turma do Live X Dead acquisition (captura da imagem de um disco ativo e em uso pelo SO ou não), o artigo que acabei de ler representaria um bom direto de direita, daqueles de levantar a platéia e fazer o juiz abrir a contagem, com o lutador ainda se perguntando se anotaram a placa do caminhão ...

O artigo é uma apresentação do Darren Bilby, da Security Assessment, para a Ruxcon 2006. Sob o título de "Low Down and Dirty: Anti-Forensic Rootkits", o autor explora o que o mundo dos rootkits pode trazer e afetar ferramentas de captura de imagens forenses.

Na sua essência, um rootkit é um código (ou conjunto de) que tem por objetivo alterar o comportamento normal das rotinas, comandos e drivers do sistema operacional, na maioria das vezes para esconder a presença de outros códigos.
Os rootkits mais clássicos são aqueles em Unix que substituiam comandos e, dessa forma, conseguiam fazer passar despercebidos os arquivos e processos usados em ataques e invasões.

Por exemplo, o comando ps, que lista os processos executando na máquina, era substituído por um outro ps, parte do rootkit, que ao ser usado continuava listando realmente todos os processos em execução, MENOS os processos relativos ao ataque.

Rootkits mais complexos chegam a trocar e alterar códigos e device drivers diretamente no kernel do SO, e são cada vez mais difíceis de detectar. Eles se protegem de ferramentas de detecção, inclusive, interceptando chamadas e alterando o resultado, de forma a se manterem indetectáveis.

O artigo explora justamente o conceito de que um rootkit, se devidamente instalado e presente em um sistema, pode ser preparado para ser totalmente indetectável aos mecanismos usados em um software de captura de imagem. Mesmo o famoso DD poderia ser enganado com algumas técnicas, de forma a capturar não toda a mídia, mas apenas aquilo que o rootkit deixar.

O por que do nocaute técnico ? É que em uma live acquisition o rootkit estaria ativo, e portanto, alterando tudo que o DD está capturando. Em um sistema infectado por um desses, o Investigador de Forense Computacional poderia estar literalmente levando gato por lebre ...

Obviamente, na Dead Acquisition isso não acontece. O sistema não carregou o rootkit para memória, a captura ocorre normalmente e uma boa análise da imagem vai indicar a presença dos arquivos alterados que fazem parte do código maledito, como diriam alguns ... ;)

Continuo no débito do artigo do Hash com Database ...

Até o próximo post !

Nenhum comentário: