quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Curso no H2HC confirmado !

No final do ano teremos novamente a já tradicional conferência hacker H2HC, considerada por muitos a melhor conferencia hacker brasileira, junto com a YSTS. Ainda no ano passado, após a minha palestra, recebi um convite do meu amigo Felipe Balestra para pensar em um treinamento no estilo do H2HC, voltado para Computação Forense, logicamente.

Muito bem, as ideias foram chegando e finalmente chegamos em algo bem bacana. O curso foi confirmado, e vamos tratar sobre Análise Avançada de Discos e Sistemas de Arquivos.

Minha abordagem será em torno do Sleuth Kit, partindo desde seu uso mais elementar até chegar a alguns truques bem interessantes. Vamos ter uma parte teórica baseada nas estruturas de alguns FSs mais conhecidos e utilizados, e vou ensinar a automatizar o trabalho usando Perl, a linguagem-mãe para todos os peritos e investigadores. O objetivo não é ensinar a programar perl para uso genérico, sites web, etc, mas voltar seu uso para scripts uteis em Forense Computacional, principalmente a criação de parsers.

Haverá uma série de benefícios em atender a esse treinamento/seminário:

- Vai ser intensivo, com 16h/aula.
- Vai ser baseado em software livre
- Vai ter um custo bastante acessível
- Vai ser nos dois dias que antecedem a H2HC.

O último bullet é uma vantagem a mais. Para quem ainda não sabe, um dos Mega-Master-Plus-Super-Feras da Memory Forensics, Matthieu Suiche, simplesmente o cara que criou o Win32dd, o SandMan e outros, estará palestrando no evento e ministrará um treinamento sobre o assunto nos dois dias depois do evento. Ou seja, meu treinamento não passará por essa concorrência desleal ... ;D

E eu te aconselho a se inscrever nesse treinamento também.

Agora pode parar de ler o post e ir lá no site do evento fazer sua matrícula.

Até o próximo post !

4 comentários:

Jader Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jader Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jader Lima disse...

Olá Tony, boas noticias :-), tens previsão desse curso em algum evento do norte ou nordeste do Brasil.

Abs

Tony Rodrigues disse...

Oi, Jáder. Estou trabalhando nisso ! Assim que tiver algo, eu te aviso.

Um abraço,