domingo, 15 de novembro de 2009

IEF, JPEG Finder e más notícias

Há poucos dias surgiu uma questão bastante interessante sobre capturar as conversas em MSN. Havia alguma dúvida se era possível ou não capturar os históricos se eles tivessem sido apagados ou não marcados. Falamos sobre a ferramenta IEF, que captura esse e outros artefatos específicos de Internet, e virou um papo bastante interessante e vale ser reproduzido aqui também:

Essa ferramenta (IEF) opera sobre vários artefatos produzidos em programas web, dentre eles as conversas de chat de alguns produtos. Esses artefatos possuem características que são semelhantes aos magic numbers. Com isso, é possível rastreá-los em qualquer stream de dados: - Em arquivos de um fs montado (nesse caso, os arquivos deveriam estar intactos e não apagados). Esse é o exemplo mais fácil e que, na verdade, nem requer detecção. - Em arquivos de dump de memória - No pagefile e no hyperfil.sys - Em pacotes pcap (com alguma adaptação do código ou trabalho posterior) E, finalmente, em imagens forense no formato raw. O ponto é que, ao renderizar o conteúdo para exibir na sua janela, o software permite que o conteúdo toque o disco, e depois o apaga. Nesse caso, as conversas (ou fragmentos dela) e todos os outros artefatos localizados (ou fragmentos) estariam nos espaços não alocados do disco, que constam da imagem forense. No fim das contas, esse software é apenas um carving mais esperto, pq é direcionado para itens que até então ninguém sabia como eram estruturados. Ele os localiza e monta. Se for somente para localizar, é possível que alguns desses artefatos sejam localizados por uma busca simples na imagem, usando o TSK. A dificuldade está em montar o que foi achado. Quem já pesquisou espaços não alocados e achou trechos de emails recebidos/enviados pelo gmail sabe do que eu estou falando. É tudo formatado, cheio de "]", "<", e tal ... Não é html puro como em alguns outros webmails por aí ... Em relação ao trabalho do Galileu, realmente é a mesma coisa. A diferença é que ele focou no WLM, e busca por vários artefatos além das mensagens. O IEF busca artefatos de vários outros programas, mas do WLM só traz as conversas. Eu estava no ICCyber de 2008, quando o Galileu apresentou o trabalho. Foi excelente, sem dúvida.

Logo depois desse texto, coincidentemente, o site do IEF anunciou uma nova versão ainda mais poderosa do IEF e um novo utilitário, o Facebook JPEG Finder. Eu já fiz alguns testes com esse último, e ele funciona muito bem se o Facebook for acessado pelo IE. Abaixo, um exemplo do relatório dele:


Funcionou certinho, o perfil é o meu, realmente.

Entretanto, fiz o mesmo teste usando o Firefox, e nada foi encontrado. Vou reportar o bug.

Como nem tudo são flores, no mesmo momento também vi que a empresa que fornece o IEF passou o software para comercial. Da versão 3 em diante, quem quiser tem que pagar alguns dólares. É bem barato, mas infelizmente é mais um software que era livre e agora virou comercial. Se essa moda pegar ...

Comentários ?

Até o próximo post !

Nenhum comentário: