quinta-feira, 11 de junho de 2009

FAETEC

Estive na última quarta participando de um ciclo de palestras de informática aqui na FAETEC de Quintino, bairro do Rio de Janeiro mais conhecido por ser o lugar onde o Zico nasceu. A palestra, bastante simples, trata do mercado de TI para as novas gerações, explica alguns detalhes bem básicos do que é Segurança de Informações e do que faz um profissional da área. Como não podia deixar de ser, acabei deixando a turma animada com Forense Computacional e esse maravilhoso trabalho. A palestra já está disponível no meu perfil do LinkedIn, que está acessível a partir do final da página deste blog.

Saí de lá pensativo sobre esse tipo de evento. Primeiro porque os professores que o promovem (e aqui vai um grande abraço ao meu amigo Ricardo Pinheiro) são verdadeiros super-heróis, conseguindo excelentes resultados sem muita estrutura ou apoio financeiro. Em segundo lugar, porque acredito que há uma grande parcela de responsabilidade nossa (os atuais profissionais) em formar novos profissionais. E isso começa em eventos desse tipo, criando a paixão necessária para estudar e buscar conhecimento na área. Lembro que é exatamente nesta idade, com a curiosidade aguçada, que os hackers acabam aliciados para trabalharem no crime organizado, às vezes criando phishings para alguém sem ter a menor idéia do que estão fazendo.

Não esqueça de algo que eu tenho sempre comentado aqui. Se o Brasil é conhecido mundialmente pela excelência nos hackers que temos, mais trabalho ainda para nós, peritos. Precisaremos equilibrar a balança e nos tornar mundialmente ainda melhor reconhecidos.

É uma missão e tanto ...

Até o próximo post !

5 comentários:

Emerson Fregona disse...

Tony, boa noite...
Enviei-lhe um email esta semana, voce recebeu?

Att,
Emerson Fregona

Tony Rodrigues disse...

Olá, Emerson. Eu não recebi seu email. Verifique se vc anotou-o corretamente: dartagnham arroba gmail ponto com

Um abraço

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Tony, uma ótima iniciativa.

Tony Rodrigues disse...

Obrigado, Rafael !

Alan Aparício disse...

Parabéns pela iniciativa. Eu tive o prazer de estudar com o grande professor Ricardo lá na FAETEC. Aprendi muito de Linux e MSX com o mestre. Parabéns pelo blog.

att,

Alan Aparício