quinta-feira, 19 de junho de 2008

Trabalhando na área

Recebi um feedback bacana do Fellipe Henrique, que veio também com uma pergunta bastante comum. Como fazer para trabalhar na área ? A pergunta está na cabeça de 7 de 10 pessoas que acompanham Forense Computacional no Brasil, e de certa forma, nem todas as opções são fáceis de serem encontradas. Vamos a elas, de forma resumida:

- Perito Forense
Depende de ser indicado por um Juiz para atuar como Perito em um processo, em geral Cível ou de Trabalho. Exige apenas nível superior e experiência/expertise comprovada.

- Perito Criminal
É concursado. O Perito Criminal em Forense Computacional atuará em processos criminais. Em geral, é um policial.

- Assistente Técnico
Trabalha para uma das partes em um processo, assessorando o advogado na parte técnica ligada à Forense Computacional.

- Investigador Digital/Forense Computacional
É um consultor da área de Segurança de Informações, especializado em Forense Computacional, que pode atender empresas ou pessoas físicas investigando situação ligada à Forense Computacional.

- First Responder
É um Analista de Segurança de Informações ou Analista de Suporte, com conhecimentos em Forense Computacional e conceitos de Resposta a Incidentes. Geralmente, é funcionário em uma organização e está ligado ao CSIRT (Computer Security Incident Response Team) da empresa.

O que deve vir por aí ?

Acredito que nossa área vai se consolidar cada vez mais, e irá gerar algumas novas posições:

- Detetives: O trabalho de investigadores e detetives vai passar por Forense Computacional. Até casos de infidelidade conjugal poderão ser tratados no âmbito de Forense Computacional.

- Especializações: Com a consolidação da área e das profissões, sub-divisões surgirão naturalmente. Teremos profissionais ligados apenas à Forense de Celulares, Forense de Devices, Especialistas em Análise de SOs específicos.

Brincar de prever o futuro costuma ser complicado. Quer tentar ? Mande seus comentários ...

Até o próximo post !

5 comentários:

Fellipe Henrique disse...

Opa, olha nós aqui denovo :). Acredito que realmente esta área tem muito ainda por crescer no Brasil, ainda está caminhando. Todos que estão começando na área, ou pretente começar - como eu - tem esta pergunta em mente, e o principal, será que vale a pena?! No sentido financeiro? Vimos que fora do Brasil, este profissional é bem requisitado, visto que a preocupação com a segurança da informação é generalizada, porém no Brasil isso ainda está engatinhando, pois poucas empresas estão efetivamente comprometida à segurança. Mas isto tende a mudar - assim espero - em pouco tempo, pois os grandes empreendedores estão percebendo que o grande ouro da empresa não é o cliente, produto que produz e/ou vende, e sim as informações adquiridas pelo tempo de vida da empresa, estas sim são vitais, e de forma alguma podem cair em mãos erradas.
Acredito que um dos maiores problemas hoje em dia no Brasil, são profissionais capacitados, pois não se tem muitos cursos na área, e as certificações pedem muitas informações.

Eu estou - por exemplo - correndo atrás praticamente sozinho nesta empreitada, procurando informações em livros (muito pouco em pt-br por sinal), empresas na área e afins, vamos ver no que vai dar... como você disse, brincar de adivinhar o futuro pode ser até bacana.

[]s

Tony Rodrigues disse...

Fellipe, se vc ainda tem dúvidas se vale a pena investir, pense na seguinte equação:
Lei de crimes de informática aprovada + quantidade de phishings no Brasil + quantidade de hackers no Brasil + Estudo que comprova que o roubo de senhas lucrou mais do que o tráfico de drogas = Necessidade urgente de profissionais de Forense Computacional.
Agora, de acordo com a Lei da Oferta e da Procura, poucos profissionais capacitados = honorários estratosféricos
É só esperar para ver. Na verdade, esperar estudando ...
Vc tem razão, o material em portugues é muito escasso. Meu blog é exclusivamente em portugues por causa disso. Também já estou com acordo firmado para ser o editor técnico de um super livro de forense, escrito por um dos caras que mais conhece do assunto no mundo. Só falta alguma editora brasileira topar lançar o projeto aqui. Também estou montando o material para o curso de Forense Computacional que vamos lançar no segundo semestre, aqui no Rio de Janeiro, inicialmente. Posso prometer que o material está bem legal. Também estamos iniciando um ciclo de palestras sobre o tema, uma espécie de warm-up, também aqui no Rio. E, quem sabe, depois do material ficar pronto, eu não arrumo tempo para começar a escrever um livro bacana sobre o assunto ?
Estou animado, e o assunto é realmente muito envolvente.

Invista nessa profissão, vai valer muito a pena ... Assim diz NostraTony ... ;)

Fellipe Henrique disse...

Realmente Tony, acredito que esta área tem muito o que crescer, contudo falta profissionais, e principalmente cursos, pois todos que eu vi até o momento, são em SP; o que impossibilita muito alguém fazer. Estou estudando em livros, internet e afins, tudo que eu vejo sobre o assunto estou por dentro. Estou iniciando um projeto de uma empresa voltada justamente para esta área de segurança, que atenda MG, pois há falta disso aqui; e como você acredito nessa área e estou investindo - o quanto posso - nela. Como disse, os cursos ficam financeiramente impossíveis de se fazer, pois são em SP e custam cerca de R$3000,00 e mais o custo de viagem e o tempo que se tem que ficar lá, torna muito complicado fazer estes cursos, principalmente pra quem não trabalha "oficialmente" na área como eu. Fico animado em ver que estais preparando cursos no RJ, assim fica mais fácil.. aproveitando o gancho, quais livros sobre o tema você indica?

[]s
TFA
Fellipe H.

Tony Rodrigues disse...

Windows Forensics Analysis
Digital Evidence and Computer Crime
Internet Forensics
Windows Forensics and Incident Recovery
COmputer and Intrusion Forensics
www.e-evidence.info => milhares de docs e pdfs de palestras

Aqui já tem material para ler a vida inteira !

Fellipe Henrique disse...

Olá, voltando dos mortos.. hehehe.. estive vendo os links que me passou, estou vendo que quase tudo, se não for tudo, de bom nesta área está em inglês. Estive vendo alguns livros bons no site da amazon, dentre eles: o que você passou e o Computer Forensics: Computer Crime Scene Investigation (Networking Series), qual deles você recomenda? A, queria que você desse continuidade no topico de como trabalhar na área, tipo, estou pensando em montar uma consultoria, que caminho voce indica pra seguir?

[]s