terça-feira, 13 de maio de 2008

Software novo no pedaço

Fim de férias, mal retorno ao amado Brasil e já tenho pilhas de assuntos para falarmos aqui. O que é muito bom, certo ? Além do mais, é bom estar de volta.

DC3DD

É esse o nome do mais novo primo do dd, utilitário que permite criar imagens bit-a-bit de uma mídia. De acordo com Jesse Kornblum (que além desse também criou o md5deep, o ssdeep e o Foremost), o dc3dd endereça as seguintes diferenças em relação ao dd:

- Foi baseado no dcfldd, mas as funcionalidades foram reescritas
- Permite escrever uma pattern no dispositivo de saída. Isso serve para fazer wiping de disco, e é uma opção à escrever apenas zeros.
- Muitos algoritmos de hash disponíveis, incluindo SHA-512.
- Indicador de progresso. Esse é especialmente útil, pois alguns utilitários sequer indicam que estão ainda operando e alguns dos existentes somente indicam que algo está sendo copiado. De acordo com o site do projeto, o dc3dd indica o percentual real do trabalho sendo executado.
- Seu log exibe tanto erros quanto o hash de integridade.
- Agrupamento de erros. Substitui várias mensagens de erro iguais por apenas uma indicando o que aconteceu (muito comum no dd encontrar, quando algo dá errado, centenas de linhas praticamente iguais no log).
- Faz quebra da imagem em pedaços (split) sequenciados em numéricos ou alfabéticos.

A primeira versão estável é a 6.9.91, disponibilizada em fevereiro desse ano. Ela pode ser baixada diretamente daqui.

Gostaria de ver comentários que quem já usa esse utilitário. Algum problema encontrado ?

Vamos ver quem será o primeiro a liberar uma versão com o dc3dd (Helix ou FCCU) ...

Até o próximo post !

Nenhum comentário: