segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Cuidados no local

Achei interessante destacar aqui alguns comentários que li em uma apostila para o curso de Forensics da universidade americana Kennesaw (KSU).

Papéis a serem exercidos no local - cena do crime.

a) Olhos
Precisamos ter a preocupação de visualizar todo o local e procurar indicações de onde poderíamos encontrar evidências. Isso vai desde, obviamente, o micro, até um pen drive em uma gaveta ou um servidor a quem o micro se conecta.

b) Mãos
O texto, literalmente, diz que apenas uma delas pode ser usada para tocar itens da cena. Eu não vou considerar isso literalmente, já que no nosso caso, os artefatos e evidências estão em meio digital. Entretanto, o ensinamento continua válido no seguinte sentido: Todas as nossas intervenções, e procedimentos, em toda a cena, precisam estar previamente documentadas e seus efeitos conhecidos.
Há várias discussões sobre isso nos fóruns de forense computacional, incluindo sobre se podemos ou não utilizar artefatos obtidos a partir da memória RAM. Minha opinião é que, nas circunstâncias atuais, se nossos procedimentos puderem ser totalmente validados e estiverem documentados a ponto de podermos indicar a que ponto eles podem interferir nos artefatos, então é realmente possível usá-los.

c) Escriba
Todas as ações devem ser documentadas. As evidências colhidas devem ser devidamente armazenadas e a cadeia de custódia deve ser mantida.

Outro grande ponto do texto:

Trate todas as investigações como se fossem terminar em juízo. Vale mais a pena gastar mais tempo, montando devidamente a Ata Notarial, seguindo os procedimentos de captura de imagem e armazenando tudo de acordo com as normas, do que depois o problema acabar em juízo e todas as conclusões serem colocadas em dúvida, ou questionadas porque os procedimentos não foram seguidos. No caso da lei brasileira, isso não acarretaria imediata perda do processo, como nos EUA, mas ainda assim, não vale a pena arriscar.

Comentários ?

Até o próximo post !

Nenhum comentário: