sábado, 22 de setembro de 2007

Profiling

Um post recente na lista Pericia Forense, sobre como lidar com um possível cyber crime perfeito, me fez lembrar de um artigo interessante.

Na lista, argumentou-se sobre o que fazer caso um crime usasse como instrumento um computador inicializado a partir de um live CD, e além disso estivesse se protegendo com ferramentas como o TOR.

No fundo, essa argumentação indica uma preocupação que eu já vi em alguns blogs americanos e australianos, de que o pessoal que se aproxima demais da parte técnica da investigação e forense computacional sofre uma tentação enorme de ficar por ali, apenas. O assunto é mesmo instigante e envolvente. Eu costumo dizer que finalmente apareceu algo em TI que é tão interessante e instigante quanto programar. Opinião pessoal, claro, mas afinal é para isso que servem os blogs :D

O "fenômeno" observado pelos nossos colegas do Tio Sam e dos cangurus é que, ligados demais nos aspectos de tecnologia, o pessoal acaba não percebendo que há um mundo todo de artefatos e evidências fora dela, e que precisa ser explorado e, mais ainda, precisa corroborar o que analisamos e descobrimos no mundo digital.

O assunto da lista apontou para isso. O problema foi proposto como um crime beirando a perfeição, e que supostamente seria irrastreável. As respostas focaram sempre no ponto onde poderia ser possível achar alguma pista, talvez o provedor, ou ainda entradas do DHCP ... O que comentei lá, e que vou repetir aqui, é que apesar de existirem várias possibilidades de atrapalhar e obfuscar o trabalho de investigação computacional, com alguns mecanismos, há sempre que se considerar o todo, incluindo análises de motivações, entrevistas com suspeitos, acareações, e todo o resto que compõe já a caixa de instrumentos de um investigador.

Nessa linha, achei um trabalho muito interessante de um pesquisador da área de Forense Computacional. Dr Neil Krawetz, da Hacker Factor, fez uma exposição brilhante em uma das Black Hats, sobre Técnicas de Forense Não Convencional, e o assunto sobre Profiling foi muito bem abordado.

Em termos forenses, uma análise precisa trazer a verdade a luz, indicando fatos. Um investigador precisa cientificamente deduzir a arma do crime, a forma de atuar, baseado em fatos e evidências. Da mesma forma, um investigador de Forense Computacional o faz através de métodos científicos, levantando evidências para corroborar ou negar as hipóteses levantadas. Sempre baseada em fatos e artefatos que configuram-se em evidências. Em uma análise forense computacional, por exemplo, é muito difícil sem margem alguma de erro indicar que Fulano é o criminoso porque sua conta estava com a sessão aberta (logada) na máquina que foi usada para cometer um crime. É comum afirmarmos apenas que a máquina X foi usada para cometer o crime, que não foram encontrados indícios de códigos maliciosos na máquina que poderiam realizar as ações criminosas de forma automática e sem conhecimento do usuário corrente, em sessão, e que da conta em sessão partiram as ações criminosas. Esses são os fatos. Em resumo, a análise Forense Computacional deve ser direta.

Ainda assim, é possível usar técnicas não tão diretas e que podem contribuir para trazer a verdade a luz. São técnicas que, apesar de não serem determinísticas, podem direcionar uma investigação e ajudar a limitar o escopo, acelerando a busca pelo resultado. Essas técnica são chamadas de Profiling, e são comentadas na palestra. Krawetz, inclusive, disponibiliza uma de suas ferramentas diretamente na internet. Essa ferramenta realiza algumas análises estatísticas no estilo e nas palavras de um texto e identifica, com margem razoável de acertos, o sexo do autor do texto. Há análises semelhantes para deduzir se o texto tem mais de um autor, se foi adulterado, se foi copiado de outro local, etc.

Fiquei me perguntando se existe alguma pesquisa sobre esse assunto para textos em português. A técnica é parecida, mas obviamente as estruturas da linguagem pesam nos resultados.

Alguém se habilita ? Seria interessante algo assim para nossas polícias.

Até o próximo post !

Nenhum comentário: