quarta-feira, 18 de julho de 2007

Jurisprudencia para a RAM

Vou interromper a sequência de artigos sobre hash, mas é por um bom motivo.

Estava passeando pelos blogs de Forense que temos por aí, quando vi um artigo muito interessante indicando uma decisão na corte americana sobre um processo. Você pode ler os detalhes do processo na integra clicando aqui.

Há vários pontos interessantes, mas talvez o mais interessante mesmo seja o ponto onde a decisão judicial marca que "a RAM é informação armazenada eletronicamente", e dessa forma os dados obtidos a partir dela foram usados como evidência.

No fim das contas, isso não é apenas ponto para o time que briga pela análise e captura dos dados voláteis como parte fundamental dos procedimentos de Forense Computacional. Isso é ponto para todos nós, Investigadores e Peritos nessa ciência tão nova. Essa decisão com certeza fará eco em processos aqui no Brasil.

Por mais que algumas coisas as vezes pareçam ainda mais difíceis, com essa nossa realidade ainda engatinhando, um ponto deve ser levado em conta: Você não acha bacana o fato de estar ajudando a definir e a criar uma cultura para uma nova profissão ?

Até o próximo post !

Nenhum comentário: